domingo, 27 de janeiro de 2013

Dicas de Layout - Layout Tips

Quantas vezes nos apaixonamos por aquela mesa fantástica onde podemos reunir todos os amigos ou por aquele sofá que é a cara da nossa sala? Fechamos negócio e quando chegamos a casa... a sala parece bem mais pequena do que nos lembrávamos!! A circulação é feita com dificuldade, já não conseguimos abrir as gavetas do aparador, esbarramos a todo o tempo na mesa do café! Que desilusão!! Aquela mobília que fez a nossa imaginação vibrar de entusiasmo tornou-se um pesadelo diário!!

Deixo aqui algumas dicas básicas para mobilar a sua sala:
 
  • A fita métrica deve tornar-se a sua melhor amiga! Tire cuidadosamente as medidas à sala e faça um esboço da planta. Indique onde estão as janelas, os pontos de luz, a tomada da TV, desenhe os móveis que já tem e deseja manter e imagine onde irá colocar o mobiliário que vai comprar.
  • Tendo em conta as suas necessidades, faça uma lista do que será indispensável. Defina se precisa de uma mesa familiar ou uma mesa mais pequena, se precisa de uma zona de trabalho na sala ou se dá preferência a uma boa zona de lazer.
  • Faça um orçamento de quanto pode gastar em cada peça!!! Se não orçamentar vai acabar por gastar muito dinheiro na mesa de jantar e depois coloca as visitas a assistir televisão no chão!!!
  •  
  • Lembre-se que não necessita de comprar tudo de uma vez! Defina o essencial como a mesa de jantar, as cadeiras, um sofá... Novas colecções saem todos os anos, vamos ter sempre desejos e vale a pena guardar algum espaço e dinheiro para essas tentações!! A sua decoração será sempre um work in progress!
  •  
  • Não se esqueceu da fita métrica pois não?! Quando estiver nas lojas meça o mobiliário e tenha em atenção os espaços de circulação que deseja manter.
Entre a mesa e a parede deve reservar um corredor de, pelo menos, 70 cm, entre a mesa e um aparador o espaço deve ser maior, 85 a 120 cm. Se colocar um tapete na zona de refeição tenha em atenção as suas medidas, deverá permitir que as cadeiras deslizem com facilidade sobre a sua superfície.
Na zona de estar, se o espaço entre o sofá e a mesa de centro for pequeno, escolha uma mesa com cantos arredondados para evitar esbarrar nas esquinas. Utilize materiais leves como o acrílico, vidro ou espelho para criar a ilusão de espaços maiores.
Outras medidas que deverá ter em conta:

  • Nas restantes zonas de circulação principal reserve 60 cm
  • Quando estiver sentado no sofá, o nível do olhar deve ser o centro da TV.
  • O centro de um quadro, fixado na parede, deve estar ao nível dos olhos.
  • Para criar um ambiente mais acolhedor, se colocar um candeeiro sobre a mesa de refeição, opte por suspende-lo ente 75 a 85 cm do tampo da mesa.

Inspire-se! E boas compras!