quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mesa posta e decorada!!!

Estamos na Páscoa... o ano passa por nós sem parar!!!
Esta é uma daquelas alturas em que as famílias se reúnem, normalmente à volta de uma mesa bem recheada!!! É um hábito muito português passar quase um dia inteiro à mesa, entre refeições vêm as conversas de quem se gosta e não se vê há muito tempo!! Palavra puxa palavra e do almoço já estamos no jantar, assim é uma reunião familiar!!!
 
Hoje quero partilhar algumas dicas para quem recebe familiares ou amigos e quer ter uma mesa bonita e bem apresentada!
Quem é que não fica colada naquelas mesas lindas de catálogo em que tudo combina?! Os pratos em perfeita harmonia com a toalha, os guardanapos impecavelmente dispostos sobre a mesa, os talheres alinhados e os copos num desfile de luz e cristal! São lindas não são?
 Acontece que, na maior parte das casas, os nossos serviços são bem mais modestos, o que não quer dizer que não se faça uma mesa bonita!
 
Deixo aqui as minhas dicas para quem quer bem receber:
 
Toalha Branca - gosto especialmente de pôr a mesa com uma toalha branca, o ambiente fica leve e permite brincar com as cores dos pratos, copos ou guardanapos. Mas, acima de tudo, é mais prática de manter sempre limpa, sendo branca, pode ir à lixivia. Uma toalha colorida é muito bonita no início, quando está nova, mas quando começa a sujar-se e a limpar-se começam a aparecer zonas puídas e manchas quem teimam em não sair!
 
 
 
Individuais ou Marcadores - se vai receber vários almoços e jantares na mesma altura, esta é uma boa alternativa para não estar sempre a trocar a toalha quando se suja. Pode usar os individuais diretamente sobre a mesa ou por cima da toalha, ajudando a manter a mesa limpa. Para além disso, são muito mais fáceis de lavar e passar do que uma toalha.
  
 
Flores e Velas - as flores e as velas são uma ideia original para decorar a sua mesa, mantendo o serviço e a tolha simples. Não abuse na altura dos arranjos, os seus convidados querem falar sem obstáculos!!!
 
 
Guardanapos Coloridos - uma forma simples de decorar é através dos guardanapos, de tecido ou de papel, escolha um tom que dê mais vida à sua mesa.


Complementos Originais - se acha que o seu serviço é triste e enfadonho, apimente a decoração com outras peças originais: o galheteiro, o saleiro/pimenteiro, o jarro da água, um decanter para o vinho, uma saladeira, etc.. Em vez de comprar todo um novo serviço, compre estas peças num registo original.
 

 
Harmonia - não abuse na decoração, mantenha as peças em harmonia, por vezes, menos é mais! Deixe que a refeição seja o "prato principal"!!!
 
Espero ter contribuído para se inspirar.
As imagens foram propositadamente escolhidas como exemplos de mesas simples e modestas, tenho a certeza que em sua casa poderá fazer igual :) !!!
Beijinhos e Boa Páscoa!!!